Dia Internacional do Voluntário | 5 Dezembro
No dia 5 de Dezembro foi assinalado o Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social dos Povos, que nasceu de uma resolução das Nações Unidas, datada de 17 de dezembro de 1985. Nos últimos 29 anos governos e sociedade civil têm sido convidados a celebrar esta data que visa sensibilizar, valorizar, incentivar e dar visibilidade aos voluntários e às práticas de voluntariado.
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima tem promovido, nas diferentes áreas de apoio (directo ou indirecto) às vítimas de crime, o voluntariado social. No ano transacto a APAV contou com a colaboração de 234 Voluntários (para além dos órgãos sociais da Associação) distribuídos pelos diferentes serviços da APAV. Os Voluntários são oriundos de diferentes áreas de formação, sendo mais predominantemente as seguintes: psicologia, trabalho social e direito. Estas áreas são predominantes pelo facto de a Associação prestar apoio especializado nestas três áreas às vitimas de crime, bem como aos seus familiares e/ou amigos.
A APAV contou também com a colaboração de Voluntários da área da saúde (enfermeiros, médicos, etc.), do jornalismo, da gestão, da catalogação (nomeadamente na catalogação do Centro de Documentação e de Informação), da estatística, do marketing, entre outras áreas que possibilitaram a concretização de actividades como a promoção e realização de acções de sensibilização em diferentes estabelecimento de ensino, acções de marketing, participação em feiras temáticas promovidas pelas comunidades locais dos diferentes serviços que acolhem Voluntários. Conta, ainda, com voluntários de diferentes áreas de formação na Linha de Apoio à Vítima – 116 006.
As incontáveis horas de trabalho prestadas pelos nossos Voluntários a favor das comunidades traduzem, de forma inequívoca, o papel imprescindível do voluntariado social no apoio às vítimas de crime e o sucesso da rede mantida pela Associação. O número estimado de horas de trabalho voluntário prestado pelos Voluntários da APAV é de cerca 49.000 horas anuais, o que se pode traduzir numa valorização desse trabalho num valor que ultrapassaria 833.000€, face ao trabalho técnico qualificado em prol das vítimas de crime e de violência, seus familiares e amigos.
Nesta data não queremos deixar de agradecer toda a dedicação e generosidade dos Voluntários, que são a força solidária da APAV, a razão do nosso sucesso.