CM Odivelas cria Rede de Intervenção na Violência Doméstica e em Pessoas Vulneráveis
No passado dia 12 de dezembro a Câmara Municipal de Odivelas, assinalou, numa cerimónia que teve lugar nos Paços do Concelho, a criação da Rede de Intervenção na Violência Doméstica e em Pessoas Vulneráveis no Concelho de Odivelas.
Foi assim formalmente criada a rede local integrada, intersectorial e multidisciplinar que visa dar respostas às vítimas de violência doméstica e tráfico de seres humanos com base no padrão de intervenção construído pelo projeto RIIIM. A Presidente da CM Odivelas foi a anfitriã desta cerimónia que juntou diversas entidades, nomeadamente APAV, Ministério Público, Segurança Social, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Odivelas, Hospital Beatriz Ângelo, PSP, Centro Comunitário e Paroquial da Ramada, Escola Secundária da Ramada e Agrupamentos de Saúde da Pontinha e de Odivelas.
Na ocasião, a Presidente Susana Amador relembrou os números que justificam a criação desta Rede, nomeadamente, “as 33 mulheres que, só este ano, foram assassinadas em Portugal, em contexto de violência doméstica, e ainda as 32 tentativas de homicídio por parte de maridos ou companheiros. Números desumanos, imperativos na criação desta Rede.”
No decorrer da cerimónia, foi ainda lançado o manual de procedimentos para uma intervenção integrada, intersectorial e multidisciplinar no combate à violência doméstica e ao tráfico de seres humanos e todos os presentes tiveram, ainda, a oportunidade de visualizar um spot de sensibilização contra a violência doméstica na comunidade cigana.