4º Barómetro APAV/Intercampus | Perceção de Novas Violências: Bullying e Stalking
A APAV apresenta as conclusões do 4º Barómetro APAV/Intercampus, sobre o tema da “Perceção da População Portuguesa sobre Stalking, Cyberstalking, Bullying e Cyberbullying”.
O inquérito sobre “Perceção da População Portuguesa sobre Stalking, Cyberstalking, Bullying e Cyberbullying” resulta da parceria mecenática entre a APAV e a Intercampus e partiu da realização de 1.104 entrevistas pessoais e diretas, com base em questionário elaborado pela APAV. O trabalho de campo decorreu entre os dias 23 de Abril a 20 de Maio de 2013. O universo do estudo foi composto pela população portuguesa, com idade compreendida entre os 15 e os 64 anos de idade.
Este inquérito contemplou o reconhecimento de termos e conceitos como Stalking, Cyberstalking, Bullying e Cyberbullying; o conhecimento pessoal deste tipo de casos; e a caracterização geral de casos ocorridos/relatados.
Os dados que a APAV e a Intercampus vão apresentar revelam que a perceção dos inquiridos, relativamente a estes temas e conceitos se determina mais pelo reconhecimento de situações de vitimação do que pelo conceito em si.
É assim necessária uma mais eficaz prevenção deste tipo de vitimação, uma maior pressão no sentido de se criminalizar este tipo de violência contra as pessoas e a promoção de um apoio mais qualificado e efetivo às vítimas deste tipo de situações.
4º Barómetro APAV/Intercampus
Perceção da População Portuguesa sobre Stalking, Cyberstalking, Bullying e Cyberbullying