APAV pede no Parlamento regime jurídico para as pessoas idosas vítimas

Publicado .

A Subcomissão de Igualdade da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, presidida pela Deputada Elza Pais, promoveu, em sessão extraordinária, uma Audição Parlamentar sobre "Violência de Género: violência contra idosos e idosas", no dia 25 de Junho, na Sala do Senado.

Durante a sessão foram apresentadas comunicações e reflexões sobre a violência que as pessoas idosas, homens e mulheres, são vítimas - problema flagrante e premente na nossa sociedade agravado com a atual situação de profunda crise económico-financeira.

Os mais relevantes atores nesta área contribuiram para, em sede de audiência parlamentar, apresentar a situação atual e o que é necessário para melhor proteger as pessoas idosas: Instituto de Segurança Social, PSP, GNR, Conselho Superior de Magistratura, Procuradoria-Geral da República, Hospital Sobral Cid, entre outras instituições.

A APAV foi convidada a participar com uma comunicação que caracterizou as várias formas de violência, os problemas e desafios atuais e apelou aos parlamentares para a definição urgente de um quadro jurídico que permita uma maior e mais eficaz proteção às pessoas idosas.

Comunicação