Apresentação dos resultados do inquérito "Violência no espaço público e privado"
O Instituto Nacional de Estatística – INE promoveu no dia 27 de junho a sessão de apresentação dos resultados do Inquérito “Violência no Espaço Público e Privado”. A sessão contou com o apoio e participação da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV, que esteve representada por Cristina Soeiro (Vice-Presidente da Direção) no painel de abertura e por Daniel Cotrim (Assessor Técnico da Direção) no painel “A visão da APAV sobre as várias formas de violência”. A sessão teve lugar na Sede do INE. A Professora Dália Costa, fez uma apresentação sobre a importância deste tipo de dados para a construção de politicas públicas.
De acordo com os resultados do Inquérito sobre Segurança no Espaço Público e Privado revelam que mais de 1,4 milhões de pessoas dos 18 aos 74 anos sofreram violência na infância (18,6%), até aos 15 anos: mais de 1,3 milhões de pessoas (17,6%) com pai e mãe sofreram algum tipo de abuso psicológico ou físico por parte dos seus progenitores, e mais de 176 mil (2,3%) foram vítimas de abusos sexuais na infância, por parte de qualquer pessoa. Uma em cada cinco pessoas já foi vítima de assédio persistente (stalking) (20,7%), proporção mais elevada nas mulheres (23,8%), na população mais jovem (27,6%) e na mais escolarizada (29,0%).
As vítimas de violência por não parceiros/as foram quem mais relatou as suas experiências de violência (66,8%) e as vítimas de violência sexual na infância quem mais as silenciou (29,4%). Cerca de metade das vítimas em contexto de intimidade falaram com alguém ou alguma entidade sobre o que aconteceu.
Pode encontrar dados mais detalhados através portal do INE.