Abril | Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância
Em Abril assinala-se o Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Qualquer criança ou jovem pode ser alvo de violência, seja ela física, psicológica ou sexual, presencialmente ou em contextos digitais, independentemente da sua idade, sexo ou estatuto socioeconómico. No entanto, não tem de ser “para sempre”. É dever da sociedade como um todo trabalhar em conjunto para travar e prevenir a violência contra crianças e jovens.
Entre 2018 e 2022, a APAV apoiou mais de 8800 crianças e jovens vítimas de crime e violência. A violência contra crianças pode acontecer através de ações ou omissões não acidentais, isoladas ou repetidas, e que comprometam a segurança, dignidade e desenvolvimento pleno da criança. Estes maus tratos podem concretizar-se sob a forma de violência física, sexual, psicológica e/ou emocional, mas também negligência, abandono ou tráfico para fins de exploração sexual ou laboral.
Se conhece uma criança ou jovem vítima de violência, escute-a, e sobretudo peça ajuda. Diga-lhe que há alguém que a pode ajudar e que estará sempre do seu lado. Se és uma criança ou jovem vítima de maus-tratos, não hesites: pede ajuda a alguma pessoa adulta da tua confiança.
A APAV está sempre disponível para apoiar todas as vítimas de crime ou violência, bem como seus familiares e amigos/as.
- Linha de Apoio à Vítima | 116 006 | chamada gratuita | dias úteis das 08h às 22h
- Através de qualquer Gabinete de Apoio à Vítima da APAV
Em Abril, e sempre, temos o dever de proteger as crianças e jovens e de prevenir qualquer forma de violência.