APAV marca presença na inauguração de memorial em honra das vítimas de violência doméstica em Cascais
Fotografias CMC
No dia 7 de março, a APAV esteve presente na inauguração do primeiro memorial nacional em honra das vítimas de violência doméstica, que agora pode contemplar-se no Parque Marechal Carmona, em Cascais. Para além desta iniciativa, o dia fica também solenizado pela escolha do município em que esta data fosse doravante sinalizada como dia de luto municipal.
A APAV, com presença no conselho de Cascais desde 1994, e membro do Fórum Municipal Contra a Violência Doméstica, destacou o trabalho desenvolvido ao longo das últimas décadas e da importância do trabalho que ainda urge fazer no caminho da prevenção e sensibilização deste crime. Salientando-se também, pela proximidade da data da celebração do Dia Internacional da Mulher, o facto de se tratar de um crime ligado à violência de género, e que o caminho deve ser em direção à proteção dos direitos das vítimas, assim como da sua liberdade.
O Fórum Municipal Contra a Violência Doméstica, que assinala este ano 2 décadas de existência, integra 43 entidades articuladas com o objetivo de prevenir e combater a violência doméstica. Neste momento o Fórum colocou em participação pública, até 31 de março, o Plano Estratégico de Prevenção e Combate à Violência Doméstica 2023-2025 para que todos possam enviar os seus comentários, opiniões e sugestões, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..