Gabinete de Apoio à Vítima do Cadaval | 1.º Aniversário

Publicado .

O Gabinete de Apoio à Vítima (GAV) do Cadaval assinalou no dia 10 de novembro o seu primeiro aniversário. O gabinete resultou de um protocolo de cooperação, assinado entre a Câmara Municipal Cadaval e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), com o objetivo de criar uma resposta que apoiasse as vítimas de qualquer tipologia de crime, familiares e amigos/as na região.

O GAV Cadaval disponibiliza apoio emocional, jurídico, psicológico, social e prático, com atendimento e acompanhamento confidencial e gratuito.

Com a abertura deste serviço de proximidade, a APAV alargou a amplitude da sua rede nacional, que inclui Gabinetes de Apoio à Vítima, Equipas Móveis de Apoio à Vítima, Polos de Atendimento em Itinerância, Sub-Redes Especializadas, Casas de Abrigo, Sistema Integrado de Apoio à Distância e Linha Internet Segura.

Ao longo deste ano de existência, o Gabinete de Apoio à Vítima do Cadaval, atendeu um total de 146 vítimas, com mais de 1.000 atendimentos provenientes da região Oeste. Os municípios com maior incidência processual são Alenquer, Cadaval e Torres Vedras. No que respeita ao município do Cadaval verificou-se que 75% das vítimas que nos contactam são do sexo feminino, e a média de idades ronda os 48 anos (vítima mais nova com 9 anos e mais velha com 92 anos).

Em relação ao tipo de crime, destacam-se violência doméstica, ofensas à integridade física simples, roubo, injúrias, difamação, crimes sexuais e bullying.

Ao longo deste ano de implementação, o GAV Cadaval já se tornou membro na CPCJ Alargada do Cadaval, participa em todas as reuniões da Rede Social e do Centro Hospitalar do Oeste e já realizou diversas ações de sensibilização junto da comunidade escolar e de outros profissionais do município (ex.: bombeiros, assistentes socias, educadores sociais, profissionais de IPSS, entre outros), na área das pessoas idosas, violência doméstica, bullying e cyberbullying. Articula em relação de proximidade com todas as entidades do concelho e são cada vez mais os pedidos de ajuda que nos chegam por parte de outras instituições, que reconhecem a importância na efetividade dos direitos das vítimas de crime. 

Realce-se a importância da Dra. Maria Raquel Ribeiro, Associada Fundadora da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, natural do concelho do Cadaval. Na cerimónia de inauguração das instalações, e em homenagem à importância do trabalho nas áreas sociais e em prol das vítimas de crime, a APAV designou um espaço como Sala Maria Raquel Ribeiro.

 

Gabinete de Apoio à Vítima do Cadaval
Pátio do Município
2550 - 102 CADAVAL

tel. 262 690 187 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

segundas, quartas e sextas: 9H30-13H00 / 14H00-17H30
terças e quintas: 9H30-13H00