Sinais de alerta
Existe um conjunto de indicadores de vitimação, que funcionam como sinais que poderão facilitar a detecção da situação de violência, particularmente pelos profissionais que contactam com crianças e jovens, como é o caso dos profissionais de educação e de saúde. De seguida encontram-se dispostos os sinais de alerta que mais caracterizam as formas de violência exercidas contra crianças e jovens. Existem, contudo algumas particularidades de determinadas formas de violência às quais deveremos atentar.
MAUS TRATOS FÍSICOS:
- Lesões físicas incompatíveis com a explicação/em locais pouco comuns
- Marcas evidentes de mau trato
- Versões sucessivas e inconsistentes do mesmo “acidente”
- História de “acidentes” semelhantes
- Fracturas e/ou lesões em diferentes graus de cicatrização
- Sequelas
- Demora na procura de cuidados médicos
- Evitamento do contacto corporal
NEGLIGÊNCIA FÍSICA
- Falta de adesão médica
- “Acidentes” de repetição
- Aparência pouco cuidada
- Higiene deficiente/ausente
- Fome
- Sinais evidentes de malnutrição
- Ausência de hábitos diários
- Absentismo e abandono escolar
- Evitamento do contacto corporal
VIOLÊNCIA SEXUAL
- Problemas na saúde sexual e reprodutiva
- Expressão de afecto de forma sexual
- Linguagem sexual precoce
- Comportamentos auto-eróticos extremos
- Comportamento sexual inadequado para a idade
- Envolvimento na prostituição
- Comportamento sexual gerador de mal-estar
- Preocupação constante acerca do tema da sexualidade
- Comportamentos bizarros
BULLYING
- Lesões físicas, danos nos objectos pessoais e no material escolar que não é capaz de explicar
- Perda de dinheiro que não é capaz de explicar
- Sintomas de mal-estar físico associados à frequência escolar
- Receio, desconforto e recusa em frequentar a escola
- Fugas da escola
- Pioria no rendimento escolar
- Evitamento de conversas em torno do tema “escola”
- Afastamento em relação aos pais e amigos
VIOLÊNCIA NO NAMORO
- Lesões físicas para as quais não apresenta explicação plausível
- Medo claro na presença do/a parceiro ou quando o nome do/a parceiro/a é referido por outrem
- Afastamento em relação aos amigos
- Recusa ou desinteresse por actividades anteriormente apreciadas
- Pioria no rendimento escolar
- Absentismo escolar
- Fugas da escola/de casa
- Evitamento de conversas sobre o tema “namorado/a”