GAV - Marca Registada

Publicado .

A designação “Gabinete de Apoio à Vítima” é marca registada da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima como marca nacional n.º 517 116 – Instituto Nacional de Propriedade Nacional. A APAV reserva o direito de proceder judicialmente em caso de utilização indevida da sua marca.

 

 

 

GAV - Que apoio oferecem?

Publicado .

 

Os Gabinetes de Apoio à Vítima têm disponível, de acordo com os recursos da sua rede de Voluntariado, serviços de apoio emocional, jurídico, psicológico e social à vítima de crime.

O atendimento e o acompanhamento são personalizados.

O apoio é confidencial e gratuito.

 

Os utentes da APAV têm direito à confidencialidade  de toda  a  informação, documentos  e elementos  identificativos  que  a si  digam respeito.
 
Contudo, o dever de confidencialidade dos serviços da APAV cessa:
a) quando a vida do utente ou de terceiros estiver em perigo;
b) se trate de factos que possam inocentar alguém injustamente acusado ou condenado;
c) quando esteja iminente a prática de crime contra pessoa que, devido à sua diminuta ou avançada idade ou ao seu estado de saúde, se encontre numa situação de especial vulnerabilidade;
d) quando o utente expressamente autorizar a divulgação de informações;
e) quando uma autoridade judiciária, nos termos legalmente previstos, determine a prestação de depoimento ou a transmissão de informações;
f) quando tal se revele imprescindível para a defesa da APAV ou de um colaborador da associação em processo judicial ou para a defesa da sua idoneidade pessoal e/ou profissional;
g) em todos os demais casos legalmente previstos.
 
Nestas situações, a informação divulgada deve ser apenas a estritamente necessária à prossecução da finalidade em causa.

 

 

 

GAV - O que são?

Publicado .

 

Os Gabinetes de Apoio à Vítima (GAV) são gabinetes locais de prestação de serviços de apoio aos cidadãos vítimas de crime e suas famílias nas suas comunidades.

Cada Gabinete de Apoio à Vítima promove uma sólida identidade da APAV nas comunidades locais em que os serviços de apoio à vítima estão inseridos, desenvolvendo relações próximas e consistentes no seio das suas redes e garantindo a máxima optimização de recursos disponíveis para a melhor resposta à vítima de crime naquela comunidade.

Os GAV constituem a rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima da APAV, presente em muitas das principais cidades do país.

Cada GAV é constituído por um/a Gestor/a (responsável administrativo/a e técnico/a dos trabalhos do Gabinete) e por um grupo de Técnicos de Apoio à Vítima Voluntários e outros Voluntários que asseguram o apoio aos cidadãos e outras actividades.

A Unidade de Apoio à Vítima Migrante (UAVM) é uma unidade específica de apoio criada pela APAV e co-financiado pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros. Esta Unidade tem como objectivo fazer face às problemáticas destes públicos alvo, que tendo em conta a sua especial vulnerabilidade, são alvos preferenciais de diversos tipos de crime que carecem de apoio especializado.