No âmbito da investigação e conhecimento desenvolvidos pela APAV, a produção estatística ocupa um lugar de destaque. Desde 2000, a APAV comunica dados estatísticos que contribuem, de forma decisiva, para dar visibilidade à sua missão: o apoio a vítimas de crime, familiares e pessoas amigas.
A produção de Relatórios Estatísticos Anuais relativamente à informação recolhida pela APAV no âmbito do atendimento e apoio prestado a vítimas de crime, suas famílias e pessoas amigas;
A análise de indicadores de violência e crime, por problemática e grupo-alvo, fundamental para aumentar o conhecimento sobre as vítimas de crime e para a definição de áreas prioritárias de intervenção;
Dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos serviços de proximidade: Gabinetes de Apoio à Vítima (GAV), Equipas Móveis de Apoio à Vítima (EMAV) e Pólos de Atendimento em Itinerância; pelas Sub-redes de apoio especializado e pelas estruturas de acolhimento.
Papel da Unidade de Estatística
A Unidade de Estatística também desempenha um papel importante na partilha de dados estatísticos, devidamente anonimizados, junto de pessoas individuais e coletivas, nomeadamente entidades governamentais, entidades relevantes no âmbito do poder local, comunicação social, estruturas do ensino superior, investigadoras/es, estudantes, entre outras/os. No geral, este apoio contribui para a realização de trabalhos académicos, projetos de investigação, elaboração de estratégias locais e nacionais de prevenção e segurança e para o aumento do conhecimento acerca dos fenómenos de violência e crime.