Esta newsletter está optimizada para formato HTML.
Caso não consiga visualizar o conteúdo da mensagem, por favor clique aqui.
 
     
 
#144 | MARÇO 2023 | Mensal
 
     
 
 
NOTÍCIAS
 
Dia Europeu em Memória das Vítimas de Terrorismo
Evoca-se a 11 de março o Dia Europeu em Memória das Vítimas de Terrorismo. Foi nesta data que, em 2004, ocorreram os ataques na estação ferroviária de Atocha, em Madrid, vitimando 193 pessoas e deixando feridos mais de 2000. Juntamente com os atentados em Nova Iorque, em 2001, e em Londres em 2005, a noção de terrorismo, em grande escala e perto de todos nós, passou a ser uma constante. O Dia Europeu em Memória das Vítimas de Terrorismo tem o objetivo de lembrar as vítimas de terrorismo - não apenas as que estiveram nesses locais, mas todas as pessoas impactadas por estes atos -, bem como o seu sofrimento e os seus direitos.
Ver mais +
APAV estabelece protocolo de colaboração com Patriarcado de Lisboa
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e o Patriarcado de Lisboa estabeleceram um Protocolo de Cooperação que foi assinado no dia 9 de março. Este acordo prevê o desenvolvimento e implementação de um programa de prevenção, formação e capacitação e apoio especializado a vítimas de violência sexual relativamente a atos praticados na sua menoridade, suas famílias e/ou amigos, no âmbito de atividades clericais, de caridade, comunitárias e outras, desenvolvidas sob a alçada das Paróquias do Patriarcado de Lisboa.
Ver mais +
Renovação do protocolo dos GAV DIAP de Braga e Faro
O Ministério da Justiça e a Procuradoria-Geral da República renovaram o protocolo com a APAV, celebrado em 2019, respetivo aos Gabinetes de Apoio à Vítima (GAV) nos Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP) das comarcas de Braga e Faro. Os protocolos, entre o Estado, a Procuradoria-Geral da República e as Organizações Não Governamentais foram assinados a 8 de março no Ministério da Justiça, com a presença da Ministra Catarina Sarmento e Castro e da Procuradora-Geral da República Lucília Gago.
Ver mais +
Consignação do IRS: o seu apoio faz toda a diferença
Já é possível escolher a entidade a quem pretende doar 0,5% do seu IRS liquidado — sem qualquer custo para si! No Portal das Finanças, vá a “Entidade a Consignar IRS/IVA” e indique o NIF da APAV: 502 547 952. Ao ajudar a APAV, está ajudar-nos a apoiar as vítimas de qualquer tipo de crime ou violência. Saiba como consignar aqui: apav.pt/irs. O seu apoio faz toda a diferença.
Ver mais +
 
DESTAQUES
 
 
INFORMAÇÃO ÚTIL
 
     
A vítima de crime tem direito a:
Caso não fale português, a vítima tem direito a ser-lhe nomeado, por solicitação da autoridade responsável, um intérprete que conheça bem a língua portuguesa e a da vítima.
 
 


Ajude a APAV a apoiar quem é vítima de crime.


          

Envie o comprovativo para fundraising@apav.pt e receba o seu recibo de doação.


   


AVISO LEGAL

Proprietária/Editora: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
NIPC: 502 547 952 | Registo ERC n.º 125984 | Diretor: Nuno Catarino
Morada proprietário, editor e redação: Rua José Estevão, 135-A, Piso 1 | 1150-201 Lisboa
Tel.: 21 358 79 00 | Email: apav.sede@apav.pt